Trafero
O que é exatamente a mudança automática de Comercializador (e como vai me poupar dinheiro)?

O que é exatamente a mudança automática de Comercializador (e como vai me poupar dinheiro)?

Published on 9 de octubre de 2025
O que é exatamente a mudança automática de Comercializador?

O que é exatamente a mudança automática de Comercializador (e como vai me poupar dinheiro)?

O que é a mudança automática?

A mudança automática, ou troca automática, é uma nova forma de garantir que está sempre no melhor contrato de energia. O conceito de mudança automática é bastante simples, introduz alguns detalhes sobre si e a sua propriedade, e um algoritmo analisa mais de 20.000 tarifas para encontrar a melhor oferta. Tem em conta todo o tipo de variáveis como o consumo, região, tipo de contador e muito mais, para adaptar cada oferta ao utilizador específico.

Então, é um site de comparação?

Não, definitivamente não é. Há duas diferenças distintas entre um site de comparação e um serviço de mudança automática:

Os serviços de mudança automática fazem tudo por si – não se limitam a apresentar as opções, tratam de todo o processo de comparação e mudança, para que o utilizador não tenha de fazer nada.

Os sites de comparação não pesquisam todo o mercado – por padrão, apenas mostram ofertas que lhes dão uma comissão. Milhares de tarifas de dezenas de fornecedores de energia não pagam comissões aos sites de comparação, por isso não aparecerão numa pesquisa.

A necessidade da mudança automática

Milhões de agregados familiares em Portugal estão nas tarifas mais caras dos seus fornecedores, mais exacto 70%, porque não mudaram da comercializador há mais de um ano ou pior, nunca mudaram.

A indústria da energia penaliza a lealdade – a mudança automática está aqui para desafiar isto e devolver o poder ao consumidor.

A maioria das pessoas sabem que mudar a cada seis meses é geralmente a única forma de manter numa boa tarifa, mas acaba por ficar no fundo da lista de tarefas. Sejamos sinceros – dada a escolha entre planear as nossas próximas férias e mudar de fornecedor de energia, não muitos de nós escolheriam a última opção!

Aqueles que decidem mudar têm várias opções. Primeiro, podem ir a um site de comparação e esperar que a "melhor oferta" seja realmente a melhor, e não apenas aquele que paga a comissão mais alta. Alternativamente, podem dirigir-se a uma empresa em que sentem que podem confiar – como uma instituição de "protecção de consumidor". Ha muitas por ai como a Deco ou Doutor Finanças.

Pedir conselhos sobre as suas contas de energia a uma instituição confiável e respeitável – certamente estará é a melhor forma de obter uma tarifa justa para a sua energia? Bem, não é bem assim. Estas empresas também ganham com comissões recebidos de Comercializadoras. Devemos aqui perguntar... Se eles são pagos pelas empresas comercializadores, como e que eles podem garantir que servem o consumidor e não estes comercializadores. Em quem se pode realmente confiar?

Uma pessoa que se interessou nisto particularmente foi Cristian Tanase, que chegou a Portugal ha 6 anos atrás. Estava frustrado com a falta de confiança e transparência na indústria da energia e achou que devia haver uma forma melhor de fazer as coisas. Elaborou um plano para um serviço que verifica algoritmicamente todos os preços do mercado, livre de quaisquer acordos de comissão que pudessem afetar a imparcialidade, e em 2024 criou a Trafero.

O que faz o algoritmo de mudança automática da Trafero

Tudo o que precisa de fazer é inscrever-se. Uma vez – é só isso. Isto dá os detalhes de que eles precisam para cuidar da sua energia durante o tempo que desejar, garantindo que está sempre na tarifa mais barata. A inscrição demora cerca de 4 minutos!

"Depois, colocamo-lo no nosso algoritmo que pesquisa diariamente todas as tarifas do mercado, são mais de 20.000 tarifas! Isto é diferente dos sites de comparação e de muitos dos nossos concorrentes que só lhe permitem mudar para tarifas que lhes pagam uma comissão. As tarifas baseadas em comissões são geralmente mais caras, por isso poupamos em media 400€ por ano mais do que estes sites." diz o Cristian Tanase, fundador Trafero.

Quando uma tarifa melhor está disponível, Trafero muda-lhe o contracto automaticamente.

Receberá um e-mail com os detalhes da mudança e terá 14 dias para informar se quer que seja cancelada.

Após a primeira mudança, o algoritmo continuará a procurar uma tarifa ainda melhor para garantir que nunca paga mais do que o necessário. "Em média, os nossos clientes mudam a cada 3-4 meses." confirmou Cristian Tanase.

Se não tiver um contador inteligente, precisará de pedir um a E-Redes, porque so com um contador inteligente vai conseguir aproveitar de este service. No entanto, Portugal ja tem mais de 90% dos consumidores ja com contadores inteligentes instalados.

Tem alguma pergunta?

Levamos algumas perguntas frequentes a Cristian, fundador da Trafero, para obter as respostas:

Os serviços de mudança automática colocam as famílias na tarifa mais barata, mas também têm em conta os níveis de serviço ao cliente do fornecedor?

"A energia não tem Marca, so paga uma marca se quiser. Quem e realmente responsável para que tudo corre bem com a sua energia e o estado. Sempre se tiver uma problema com a energia, sempre deve entrar em contacto com a E-Redes. Não e a "Marca" que vai lhe resolver a problema."

As famílias ainda têm controlo sobre as suas contas de Luz?

"Desde cedo percebemos que, embora os nossos clientes quisessem menos complicações, também desejavam mais controlo ao mesmo tempo. Por isso, apesar de fazermos tudo pelos nossos clientes, também lhes fornecemos todas as informações de que necessitam. Além disso, eles têm controlo sobre o tipo de tarifa que desejam - por exemplo, se querem que seja uma tarifa de energia verde, ou se têm preferência entre tarifas de taxa fixa ou variável. Tudo isto é alterável no painel de controlo do cliente, que também inclui todos os detalhes da sua tarifa atual e anterior. Os clientes também podem excluir qualquer fornecedor para o qual não queiram que os mudemos. Vamos ter também a funcionalidade implementada para que os clientes com múltiplas propriedades possam geri-las todas numa única conta através do seu painel de controlo. Atualizamos os clientes quando uma mudança está em curso com todos os detalhes (fornecedor, tarifa, poupança, débito direto mensal, etc.), após o que têm 14 dias para nos informar se querem que a cancelemos."

Com que frequência as famílias mudam?

"Tudo depende do tipo de consumo e a poupança possível, mas do que ja observamos, e que o mercado de energia e bastante activo, e ha ofertas que aparecem em cada 2 ou 3 meses, que são muito competitivas. E então, quando encontramos uma oferta que lhe traz poupança, lhe mandamos uma notificação com qual vai conseguir decidir se faz sentido ou não, fazer a mudança."

Trafero poupa-lhe mais tempo e dinheiro do que os sites de comparação mas também tem um custo, são €24 por ano, mas se nunca mudou de comercializador ou para aquelas pessoas que ja são habituadas a mudar manualmente, este serviço vai lhe poupar muito dinheiro e tempo.

  • É rápido inscrever-se e sem complicações a partir de www.trafero.net.
  • A mudança automática é para aqueles que querem poupar dinheiro, mas não têm tempo ou paciência para fazer o trabalho e mudar. Se quer poupar dinheiro sem complicações, a mudança automática pode ser para si.
Junte-se à Trafero

Related

Comissões de intermediários de energia – o que deve saber

Neste artigo, analisamos como são aplicadas as comissões dos intermediários de energia, bem como os diferentes níveis de serviço que pode esperar de um intermediário. E por que as empresas de energia frequentemente pagam níveis preocupantemente altos de comissão a 'intermediários' sem escrúpulos.

Como os sítios de comparação ganham dinheiro

Abres a tua última fatura de Luz e olhas fixamente para ela em descrença... isto é uma piada? Não consegues evitar rir. O valor a sorrir para ti é um absoluto monstro!