
Como os sítios de comparação ganham dinheiro
Como os sítios de comparação ganham dinheiro
Vamos estabelecer o cenário:
Abres a tua última fatura de Luz e olhas fixamente para ela em descrença... isto é uma piada? Não consegues evitar rir. O valor a sorrir para ti é um absoluto monstro!
Tentas fazer algumas avaliações rápidas do que aconteceu nos últimos três meses que poderia ter causado isto. Comecei um negócio de lavandaria, uma sala de exposições de luzes de néon, uma fundição de alumínio? Não, não sejas louco, nada mudou. Isto é certamente um erro, certamente. Vou ligar para o fornecedor. Eles vão corrigir isto. Oh, não, parece que não vão. Esta é a minha fatura. Preciso de pagar isto, ou eles vão desligar a Luz. Hmm.
Bem, façam à vossa maneira, mas esta é a última vez que aqueles ladrões tiram um cêntimo de mim! Vou mudar de fornecedor. Não tentes parar-me. Vou avaliar os prós e contras de cada fornecedor, cada plano deles. Já te disse, não tentes parar-me!
20 segundos mais tarde:
Isto é tão confuso. Não sei o que é o quê. Quem projeto este sistema de eletricidade afinal? É ridículo. Já sei, vou apenas entrar num desses sítios de comparação. Eles estão sempre a fazer publicidade sobre como são bons a encontrar as melhores ofertas. Eles vão ajudar-me. Parecem pessoas realmente diretas...
Antes de ires mais longe, imagina que sabias a verdade sobre estes sítios de comparação. Bem, deixa-me explicar-te como tudo isto funciona:
Quando escolhes um fornecedor através de um site de comparação, o site cobra ao fornecedor uma taxa.
Isto pode ser até 200 euros, por cada cliente! Isto é uma quantia significativa, que obviamente come as margens de lucro do fornecedor, e força o fornecedor a incluir esta taxa nos custos de todos os planos de retalho.
Todos os consumidores pagam por estes custos de comissão que estão embutidos em cada fatura de eletricidade. Quanto é isto? Estimamos que estes custos são aproximadamente 110 milhões de euros por ano.
Os sites de comparação nem sempre comparam todos os fornecedores.
Eles só avaliarão os fornecedores que concordaram em pagar-lhes uma taxa. Em média, 39% dos fornecedores são "comparados" enquanto os piores sítios de comparação "compararam" apenas 13% de todos os planos de retalho disponíveis no mercado! Enquanto alguns sítios de comparação comerciais são claramente melhores que outros, todos estes sítios recebem alguma forma de taxa comercial pelo serviço.
É assim que o mercado de eletricidade opera. É assim que os sites de comparação ganham dinheiro. Mas espera, ha mais:
O que se passa com os teus dados e o teu direito a privacidade?
Em usar um site de comparação, vais deixar com eles todos os teus dados, morada, consumo, email, telefone, NIF e muito mais. O que achas que eles vão fazer com estes dados?
E obvio, nao e? Estes dados são fornecidos a comerciantes que vão utilizar-los para lhe vender mais coisas.
Entra TRAFERO!
O objetivo de Trafero é simples; proteger os nossos clientes de contractos duvidosos, de taxas ocultas e sempre encontrar aos nossos membros a melhor tarifa possível. Estes negócios existem porque desenvolvemos tecnologia que avalia o mercado inteiro, todos of Comerciantes, em segundos.
Estamos a fazer isto com total transparência e para o benefício dos nossos membros porque vemos um futuro onde a Comunidade Trafero impulsiona os custos de eletricidade cada vez mais baixos, alcançando o objetivo final de devolver o poder às pessoas.
Junte-se à Trafero
